Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

UNIVERSIDADE DE HISTÓRIA


A história da PUC-Campinas começou no dia 7 de junho de 1941, quando nasceu a primeira unidade da Universidade, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A Diocese de Campinas adquiriu, na época, o antigo casarão de propriedade de Joaquim Polycarpo Aranha, conhecido por Barão de Itapura.

Em 1955, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras passou a ser Universidade Católica, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. O título de Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI em 1972.

Não tardou para que o casarão construído no final do século XIX se tornasse pequeno para agrupar todos os cursos da Universidade. Assim, os novos campi foram surgindo de acordo com a necessidade de espaço: o Campus I, o Campus II, o Seminário e o Instituto de Letras.

Sua história, que ultrapassa oito décadas de formação de profissionais de alta qualidade, é marcada pela busca ininterrupta pela excelência do ensino como uma missão da Instituição. Ao mesmo tempo, não deixa de lado a dedicação constante a aspectos como inovação, modernização e sustentabilidade.

A Universidade está consolidada como uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. Uma série de rankings nacionais e internacionais, entre os mais respeitados do mundo, tem colocado a Universidade entre as de maior destaque na qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa, inovação e protagonismo das mulheres na academia.

A PUC-Campinas é primeira instituição de ensino privada de São Paulo e a terceira do Brasil com maior número de cursos 5 estrelas no ranking do Guia da Faculdade 2020, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo e a melhor particular do interior do estado pelo RUF (Ranking Universitário da Folha) 2019. O World University Ranking 2023, feito consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), colocou a Universidade entre as melhores do mundo e a única instituição privada brasileira fora das capitais entre as sete particulares que entraram na lista. Clique aqui para ver mais.

No UI GreenMetric World University Ranking 2020, que avalia as universidades mais sustentáveis ecologicamente, a PUC-Campinas apareceu entre as mais responsáveis do mundo. Ela é uma das seis mais bem avaliadas no estado de São Paulo.

O UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universitas Indonesia (UI), que criou um ranking de alcance global para avaliar quesitos relativos à sustentabilidade nas instituições de ensino superior. Em 2020, entraram para o ranking 912 universidades.

A Instituição também está entre as com os maiores percentuais de pesquisadoras beneficiadas com bolsas, segundo dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O ranking foi realizado pela Revista Quero, especializada na área de educação e em avaliações universitárias, a partir de informações do Censo da Educação Superior de 2018, divulgadas no final de 2019 pelo Ministério da Educação (MEC).

Tradição e modernidade

A Universidade mostra como aliar a forte tradição e a conexão ao mundo contemporâneo e suas transformações. Futuro, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade são a base de um ambiente que integra a evolução da ciência, do conhecimento e da tecnologia, de uma forma multidisciplinar.

No ano de 2016, ele completou 75 anos de história, data comemorada com várias atividades durante o ano. Confira como foi. Em 2021 as comemorações de 80 anos contaram com a participação de autoridades, ex-alunos, professores, pesquisadores e depoimentos de celebridades e profissionais de renome em suas áreas que passaram pela Universidade.

Conheça mais da estrutura
da PUC-Campinas

Linha do Tempo


Através da linha do tempo abaixo, você pode conhecer a história completa e detalhada da PUC-Campinas:

Nossa Missão


Nascida do coração da Igreja que está em Campinas, e pautada pelo discipulado de Cristo Jesus, a PUC-Campinas tem como missão produzir, enriquecer e compartilhar o conhecimento de modo competente e inovador em suas atividades-fim, visando à formação integral da pessoa humana e à capacitação de profissionais de excelência que contribuam para a construção de uma sociedade justa e fraterna.

Valores Institucionais


Para cumprir a sua missão institucional, a PUC-Campinas norteará a execução de suas atividades pelos seguintes valores e condições de desempenho:

1. Fraternidade e Solidariedade
2. Compromisso Social
3. Participação e Corresponsabilidade
4. Respeito à Pluralidade e à Diversidade
5. Proatividade e Inovação
6. Compromisso com a Formação Integral da Pessoas Humana
7. Desenvolvimento com Sustentabilidade ambiental e econômico-financeira

Visão da Universidade


Em 2025, ser reconhecida pela excelência na produção e difusão do conhecimento, qualidade de ensino e inovação, cumprindo sua missão e, assim, contribuindo para a transformação da sociedade, rumo à justiça e à fraternidade.

Estatuto e Regimento Geral da PUC-Campinas


Estatuto da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com alterações aprovadas pelo CONSELHO UNIVERSITÁRIO na 577a Reunião Ordinária, realizada aos 25/11/2021.

Regimento Geral da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com alterações aprovadas pelo CONSELHO UNIVERSITÁRIO na 577a Reunião Ordinária, realizada aos 25/11/2021.

Estatuto da PUC-Campinas aprovado pelo Vaticano

Certificado de Entidade Beneficente
de Assistência Social (CEBAS)


A Sociedade Campineira de Educação e Instrução Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e do Hospital e Maternidade Celso Pierro é uma Entidade Beneficente de Assistência Social, dedicada à educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS – Educação

Plano de Desenvolvimento Institucional


Atualizado em: 19/01/2022

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, elaborado para um período de 5 anos, é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à sua missão, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.

Edições do Plano de Desenvolvimento Institucional
PDI 2021-2025 – de agosto/2021
PDI 2018-2020 – de setembro/2018
PDI 2013-2017 – de outubro/2014
PDI 2013-2017 – de dezembro/2012
PDI 2008-2012 – de março/2009
PDI 2003-2007 – de março/2007

Para saber mais sobre o PDI 2003-2007, consulte os volumes abaixo:
Volume I
Volume II
Volume III
Volume IV
Volume V