Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Projetos de Atenção à Comunidade Interna


A Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna – CACI é um órgão da Universidade, aprovado em reunião do Conselho Universitário (CONSUN) ocorrida no dia 17 de dezembro de 2001. No início do ano letivo de 2020, a CACI inicia seus projetos, como unidade da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Desde 2010, encontra-se vinculada à Reitoria. O órgão tem como objetivo planejar, supervisionar, promover, executar e avaliar atividades e projetos de atenção aos corpos discente, docente e técnico  administrativo da Universidade.

E-MAIL

caci@puc-campinas.edu.br
caci.secretaria@puc-campinas.edu.br
coord.caci@puc-campinas.edu.br

RAMAIS

Coordenador: 3343-7684
Secretaria: 3343-7216 / 3343-7841
Fone Trote: 3343-7241

Seus projetos, de caráter plural, anual ou episódico ocorrem ao longo do ano letivo e abrangem diversas dimensões da comunidade interna, devido à sua complexidade e multifacetariedade. Tais projetos e ações podem ser agrupados em diversas áreas e dimensões da vida:

Vida Saudável e Esportes

Campeonatos “PUCCÍADAS” e “Calouríadas”, Projetos “No Pique da PUC-Campinas”, “Apoio à Atividade Física e ao Esporte Universitário” e o “Complexo Esportivo do Campus II

Artístico cultural

Projetos Inter’Arte (Mostra de Cinema, PUC Cultural, Festival de Bandas PUCFEST) e Oficin’Arte

Recepção aos ingressantes

Projetos “Ingressantes” e “Acolhida das Atléticas e Entidades Estudantis na Matrícula”

Vida Cidadã

Projeto “Gincana Solidária” e “Ações Solidárias da Comunidade

Acolhimento a acadêmicos em situação de vulnerabilidade

Programa “Vivência Cooperativa e Solidária

PROJETO INTER’ARTE E SUAS ATIVIDADES:


MOSTRA DE CINEMA

A XXIII Mostra de Cinema Inter´Arte propõe para o segundo semestre de 2022 temáticas que envolvam a discussão sobre política, em função das eleições de outubro 2022. A indicação dos filmes e dos debatedores foi realizada por docentes do Centro de Ciências Humanas e Socais Aplicadas (CCHSA) e, de um modo especial, pela Faculdade de Ciências Sociais.
A proposta tem como objetivo possibilitar a integração dos membros da comunidade interna, isto é, alunos, professores e funcionários, através da exibição e discussão de documentários que reflitam sobre a política.

PUC-CULTURAL

O PUC-Cultural, criado em 2015, como parte do projeto Inter‘Arte, visa proporcionar espaço institucional para mostra de talentos existentes no corpo docente, discente e funcional e para grupos de fora que deseja divulgar seus trabalhos artísticos (toda forma de arte, música, teatro, mágica..), para apresentações na Praça de Alimentação do Campus I da Universidade, contribuindo para a animação e diversificação das ações culturais daquele espaço institucional. A atividade acontece durante todo o ano, pelo menos duas vezes por mês, nos horários de pós aula do matutino e pré-aula do noturno. A inscrição é gratuita e basta demonstrar interesse através do e-mail do projeto: interarte@puc-campinas.edu.br. As apresentações durante a pandemia, estão sendo realizadas apenas de forma solo (individual). Vale horas complementares.
Com a reestruturação das aulas para o formato on-line, o evento tem como objetivo favorecer a animação do público dentro de suas casas e possibilitar a integração dos docentes, alunos e funcionários!

PUC-FEST

O evento reúne alunos da Universidade que fazem parte de bandas e de outros grupos musicais em um festival de música que tem como objetivos divulgar os trabalhos artísticos dos estudantes para a comunidade interna e auxiliar na dinamização da vida universitária, por meio da música. Os participantes concorrem a prêmios em dinheiro. Em 2021 o evento foi realizado de forma remota nos dias 18, 19 e 20 de outubro na fase classificatória, e nos dias 09 e 10 de novembro nas fases semifinais e no dia 24 de novembro na grande final de forma presencial, sendo a final transmitida ao vivo através do YouTube da universidade (YouTube.com/PucCampinasOficial). Fique ligado, em breve, uma nova edição do PUC-FEST!

OFICIN’ARTE:

O projeto de oficinas artísticas para a comunidade interna tem a intenção de desenvolver práticas dialógicas e expressivas, buscando uma integração humanística, crítico-reflexiva, de formação e ampliação de repertório pessoal e comunitário. A aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos que visam à criação de significações, exercitando a capacidade e constante possibilidade de transformação do ser humano. As oficinas se baseiam principalmente no artesanato, no sentido de propiciar um fazer artístico e também a elaboração de produtos artesanais em datas comemorativas. As divulgações são feitas através de e-mail marketing, redes sociais e portal da Universidade. Não é necessária inscrição prévia.

INGRESSANTES:

O objetivo do projeto é fomentar uma mudança gradativa na cultura de acolhimento aos calouros pelos membros da comunidade interna, principalmente alunos veteranos, funcionários e docentes. O projeto articula diversos setores da instituição no sentido de facilitar o acesso e domínio dos espaços institucionais pelos novos membros da comunidade. Também visa a coibição do trote e incentivo e apoio às ações solidárias e cidadãs realizadas no início de cada semestre letivo. Dentro do projeto INGRESSANTES, a CACI realiza a Recepção Oficial aos Calouros, que visa mostrar aos novos alunos tudo o que a Universidade disponibiliza durante o período em que estará cursando. Além disso, criada com o intuito de tornar o momento de ingresso na Universidade ainda mais significativo aos novos alunos e vinculada às ações solidárias da Recepção Oficial aos Calouros, como parte da programação definida pelo Comitê Permanente de Acolhida aos Calouros, a CACI realiza uma vez por semestre uma Campanha de Doação de Sangue da PUC-Campinas em parceria com o Hemocentro da UNICAMP.

AÇÕES SOLIDÁRIAS DA COMUNIDADE

O projeto tem como objetivo estimular e fortalecer o pensamento crítico e ético acerca da temática da responsabilidade social; Construir em cada equipe o espírito de trabalho em grupo; Possibilitar a reflexão sobre a importância da solidariedade na sociedade, favorecendo a criação de uma rede de apoio aos necessitados; Envolver os segmentos da comunidade interna em evento de cunho solidário, propiciando momentos de interação com diversos tipos de segmento de instituições extremamente carentes e fomentar o exercício da cidadania. Além disso, o projeto pretende sensibilizar a comunidade interna sobre a importância da responsabilidade social e contribuir para com auxílio de diversos organismos públicos e da sociedade civil que atuam no campo do amparo e promoção de grupos sociais vulneráveis, por meio de diversas ações sociais realizadas ao longo do ano; Instigar a participação de todas as unidades acadêmicas e administrativas da universidade, por meio de desafios e integrar as campanhas solidárias já existentes na instituição, promovendo uma ação de grandes proporções que associe todos os segmentos internos (discentes, docentes, colaboradores e jovens aprendizes).

APOIO À ATIVIDADE FÍSICA E AO ESPORTE UNIVERSITÁRIO

O projeto tem como orientações técnicas esportivas e programas de exercícios físicos a grupos de estudantes e às entidades estudantis da universidade (centros acadêmicos, diretórios acadêmicos e associações atléticas), em cronograma anual de treinamento, com assessoria de um profissional de Educação Física, auxiliado, por acadêmicos bolsistas estímulo, visando fortalecer o estímulo à prática do exercício físico, esporte e às competições esportivas existentes dentro e fora da Universidade.

Para mais informações entrar em contado no e-mail institucional caci.apoioaoesporte@puc-campinas.edu.br

PUCCÍADA

A competição esportiva PUCCÍADA vem sendo realizada há mais de 40 anos, com o objetivo de promover, por meio de competições esportivas, culturais e sociais a integração dos acadêmicos dos diversos cursos da PUC- Campinas.

Essa oportunidade de prática esportiva possibilita ao corpo discente da nossa Universidade o convívio social, o enriquecimento cultural e incentiva a adoção de um estilo de vida saudável por meio da atividade física.

A competição tem como participantes as Associações Atléticas Acadêmicas, Ligas ou Diretórios Acadêmicos e grupos desportivos, dos diversos cursos e centros da universidade.

Nesse ano de 2022, as equipes participantes, por torneio, podem ser constituídas por alunos de graduação e pós-graduação de diferentes cursos.
Então, monte sua equipe e se inscreva!!!

CALOURÍADA

A competição esportiva CALOURÍADA vem sendo realizada há mais de uma década, com o objetivo geral de contribuir, por meio de competições esportivas, culturais e sociais, ocorridas com o apoio das Associações Atléticas Acadêmicas dos Cursos da PUC-Campinas, com o processo de acolhida e recepção aos alunos ingressantes promovido pela instituição.

Essa oportunidade de prática esportiva possibilita ao corpo discente da nossa Universidade o convívio social, o enriquecimento cultural e incentiva a adoção de um estilo de vida saudável por meio da atividade física. Além de ser mais uma forma da Universidade receber seus alunos “calouros” de forma amistosa e agradável, possibilitando a integração e a experiência de convívio de novos espaços da instituição.

NO PIQUE DA PUC-CAMPINAS

O Projeto No Pique da PUC-Campinas teve início em 2004 e, desde então, possibilita uma práxis regular de exercícios físicos, esportes e aquisição de conhecimentos da área da saúde aos professores, funcionários e menores aprendizes da Instituição.

As atividades propostas presencialmente envolvem musculação; condicionamento físico e treinamento funcional; fortalecimento, alongamento e relaxamento; atividades de academia; natação; vôlei de praia, caminhada e corrida.

Inscrição: https://forms.office.com/r/gtfakfnt1B

Para mais informações entrar em contado no e-mail institucional caci.nopiquedapuc@puc-campinas.edu.br

ALFABETIZAÇÃO E SUPLÊNCIA – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

O Programa busca criar espaços de ensino aprendizagem para colaboradores da Universidade, no sentido de propiciar condições para a alfabetização daqueles que não concluíram os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) e também oferecer suporte, com orientação ao planejamento de estudos e aulas específicas do componente curricular de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês  aos grupos de funcionários que se encontram aptos para prosseguirem nos estudos da segunda fase do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e Ensino Médio.

O Programa prevê o transporte dos participantes para realização de atividades, aulas de reforço e avaliações mensais nas escolas públicas credenciadas pelo Governo do Estado de São Paulo para a validação dos estudos por meio da realização de provas de certificação.

PALAVRA LIVRE

Desde 2005, o Projeto “Palavra Livre” tem sido apresentado à comunidade discente desta Universidade, envolvendo a promoção de debates democráticos sobre vários temas da atualidade e de interesse dos alunos, na pós-aula da manhã, pré-aula da noite ou quando houver interesse do docente, no horário das aulas. Respeitando as áreas de conhecimento, os temas propostos são diferenciados, atentando-se às questões pertinentes a cada campus ou tornado o debate interdisciplinar pelo entrecruzamento de abordagens. Assim, o Projeto Palavra Livre tem por objetivos:

  • Ampliar espaços de convivência e aprendizado para além das salas de aula, estimulando a prática da participação e do pensamento critico junto à comunidade discente, docentes e funcionários da instituição;
  • Expandir o debate de temas atuais, contribuindo para a formação integral do aluno/a;
  • Contribuir para a pujança da vida universitária, a partir de temas relevantes da agenda nacional e internacional.

Diálogos sobre o racismo

FÉRIAS NA PUC-CAMPINAS

O Projeto “Férias na PUC” é realizado durante o mês de julho, voltado para o desenvolvimento físico e social de crianças e pré-adolescentes, filhos e filhas de funcionários e de docentes da PUC-Campinas, do Colégio Pio XII e do Hospital da PUC-Campinas. O projeto é aberto para crianças na faixa etária de 6 a 11 anos de idade. Durante o período, as crianças participam de gincanas, atividades esportivas e muita diversão com um grupo de monitores da Universidade, formado por professores de educação física e voluntários de diversos cursos.

GRUPO DE VIVÊNCIA COOPERATIVA E SOLIDÁRIA

Diante das inúmeras fragilidades que se apresentam ao longo da vida universitária, o “Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária” (GVCS) tem como objetivo ser na PUC-Campinas um espaço onde os estudantes, acolhidos e os que acolhem, se encontrem, partilhem suas experiências, tanto em nível pessoal como acadêmico e com muito afeto e uso de metodologia cooperativa, possam se ajudar mutuamente, possam se tornar multiplicadores de ações cooperativas e solidárias e, na perspectiva de uma antropologia integral, possam se colocar a caminho das competências, das habilidades e das atitudes que integram seus currículos formativos profissionais.

FORMATOS DE ACOLHIMENTO 2 SEMESTRE DE 2022
CENTROS: CCV – CCHSA – CLC

TELEFONE INSTITUCIONAL: (019) 97143-9419
E-MAIL INSTITUCIONAL: caci.gvcs_12@puc-campinas.edu.br

PRESENCIAL

  • PARA CLC – às segundas das 11h45 às 13h15 e das 17h45 às 19h15 – Bloco H05/Sala 833A
  • PARA CCV – às quartas das 11h45 às 13h15 e das 17h45 às 19h15 – Bloco A/Sala A26
  • PARA CCHSA – às terças das 17h45 às 19h15 e às sextas das 11h45 às 13hh15 – Bloco C/Sala 302

REMOTO – PLATAFORMA TEAMS – Acesso pelo link: https://bit.ly/2PlDaq6

  • PARA CCV – CCHSA – CLC
    • Às terças das 17h45 às 19h15
    • Às segundas e quartas das 11h45 às 13h15 e das 17h45 às 19h15
    • Às sextas das 11h45 às 13hh15

CENTROS: CEA-CEATEC

TELEFONE INSTITUCIONAL: (019) 9-9932-9067

E-MAIL INSTITUCIONAL: caci.gvcs_1@puc-campinas.edu.br

PRESENCIAL

  • PARA CEA – às segundas das 11h45 às 13h15 e das 17h45 às 19h15 – Bloco H04/Sala 912
  • PARA CEATEC – às segundas das 11h45 às 13h15 e das 17h45 às 19h15 – Bloco CT/Sala 03

Eventos

Projeto “Vamos Trocar uma ideia?”

O projeto “Vamos Trocar uma ideia?”, por meio de rodas de conversa, deseja propiciar aos graduandos da PUC-Campinas um espaço contínuo de diálogo e de vivência humanizadora e promover reflexões construtivas com o intuito de lidar com as dificuldades emocionais e acadêmicas advindas da rotina universitária.

Cronograma

Tema: “Positividade tóxica: me deixe ficar triste” Evento realizado

14/09 – CCV – 12h às 13h
Andar térreo do prédio administrativo

19/09 – CEA/CEATEC/CLC – 12h às 13h
Espaço externo da praça de alimentação

21/09 – CCHSA – 18h às 19h
Sala flexível – bloco E

Tema: “Tristeza, depressão e ansiedade: você sabe a diferença?” Evento realizado

19/10 – CCV – 12h às 13h
Andar térreo do prédio administrativo

24/10 – CEA/CEATEC/CLC – 12h às 13h
Espaço externo da praça de alimentação

26/10 – CCHSA – 18h às 19h
Sala flexível – bloco E

Não há necessidade de ser realizada a inscrição.
Será emitido certificado de participação para fins acadêmicos.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo 3343-7216

COMPLEXO ESPORTIVO DO CAMPUS II

O Complexo Esportivo fica localizado no Campus II próximo ao prédio da Segurança Universitário (DSU) e conta com quadras poliesportivas, socitey e vestiários oferecidos pela Universidade para esporte e lazer dos membros da comunidade interna (alunos, professores e funcionários). Os materiais necessários para a realização das atividades são disponibilizados pelo próprio Complexo mediante a assinatura do Termo de Empréstimo de Materiais, os mesmo são disponibilizados nos seguintes horários: retirada às 13h15 e devolução as 16h45 e retirada às 17h15 e devolução as 20h45.

O Complexo Esportivo II funciona de segunda a sexta-feira, das 13h00 às 17h00 (caci.centroesportum@puc-campinas.edu.br), das 17h00 às 21h00 (caci.centroesport02@puc-campinas.edu.br) e telefone para contato 3343-6838.

IMPORTANTE: em caso de danos ou extravios nos materiais ou danos no espaço físico, deve-se providenciar a reposição dos mesmos e deve-se ressarcir a Universidade consertando o que foi danificado. Não é permitido, em hipótese alguma: o uso de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas, entrada de pessoas não vinculadas à PUC-Campinas e presença de treinadores externos durante os jogos.

ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DE ENTIDADES ESTUDANTIS

O órgão também recebe e avalia demandas relacionadas às entidades representativas dos estudantes da Universidade, associados em Diretórios e Centros Acadêmicos, além de gerir, por meio de Contrato de Comodato, a cessão de espaço físico cedido às representações pela Universidade.