Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

TERAPIA OCUPACIONAL

Inaugurada em 1980, a clínica-escola de Terapia Ocupacional, visando atender aos requisitos do Ministério da Educação (MEC), é um espaço voltado à formação acadêmica, permitindo aos alunos uma vivência prática por meio do atendimento gratuito à população.

A Clínica

Mantida com o aporte financeiro da Universidade, contando ainda com recursos custeados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para a realização de procedimentos específicos, a clínica atende gratuitamente a comunidade de Campinas e região mediante encaminhamento feito pelo Hospital PUC-Campinas e pelas demais clínicas do Centro de Ciências da Vida (CCV).

Os tratamentos, conduzidos pelos estudantes sob a supervisão dos professores e auxílio de terapeutas ocupacionais contratados, estão voltados principalmente à reabilitação física de crianças e adolescentes portadores de deficiência mental, física, sensorial ou com atraso no desenvolvimento. Há também atenção a adultos e idosos portadores de disfunções físicas e senso-perceptivas decorrentes de problemas neurológicos, ortopédicos, reumáticos e doenças osteomusculares.

De modo geral, o objetivo da terapia ocupacional é habilitar ou reabilitar o indivíduo para desempenhar, de forma satisfatória, suas atividades da vida diária: autocuidado corporal, atividades rotineiras da vida pessoal (direção veicular, uso de aparelhos de comunicação, finanças pessoais etc.), trabalho, estudo, lazer e participação social.

Para viabilizar o atendimento, os interessados precisam comparecer ao local – Campus II da PUC-Campinas – de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 13h, levando o encaminhamento do médico ou de outro profissional da saúde, RG, CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovante de endereço original. Por se tratar de um serviço assistencial, a clínica não garante atendimento imediato, podendo o paciente ser submetido a uma fila de espera ou dirigido a outras instituições especializadas.

Casa Adaptada

A Casa Adaptada é um espaço destinado a aulas práticas e a assistência da população, de uso da Faculdade de Terapia Ocupacional da PUC-Campinas. O espaço simula uma casa real com sala, cozinha, banheiro, quarto, lavanderia e até uma horta. Os móveis e os utensílios são adaptados para garantir a autonomia e independência dos pacientes. Os estudantes e docentes de terapia ocupacional utilizam o laboratório de forma interdisciplinar, com aulas práticas e atendimentos de pacientes reais.

Sala Infantil 1

A sala Infantil 1 dispõe do equipamento Standart para intervenção, indicado para crianças com disfunção neuromotora, síndromes, defasagem no desenvolvimento sensório-motor e dificuldades escolares. O espaço conta também com tablado, tapete EVA, espelho, mesas com ajuste de altura, Parapodim Infantil, jogos, brinquedos e materiais diversos para avaliação, escuta e orientação à família do paciente. Todos os recursos auxiliam as crianças a desenvolverem habilidades da vida diária e prática e/ou promover a melhora o quanto for possível.

Sala Infantil 2

A sala Infantil 2 dispõe de equipamentos de Integração Sensorial para intervenção, indicado para crianças com Autismo, Síndrome de Down, déficit de atenção ou outras disfunções neurológicas, transtornos do desenvolvimento neuro psico-motor. O espaço conta também com jogos e materiais diversos que auxiliam as crianças a desenvolverem habilidades e a capacidade de organizar, interpretar e responder adequadamente a estímulos e sensações.

Horta

A Horta é um espaço terapêutico planejado de forma suspensa para estimular os pacientes a manter atividades de jardinagem e hortaliças, chás e temperos. A Horta pode ser utilizada por pacientes idosos ou pacientes cadeirantes.

Sala de Órteses

A sala de órteses é utilizada para confecção e desenvolvimento de órteses de membros superiores. Com recursos de tecnologia assistiva (adaptações) o espaço proporciona a melhora do desempenho ocupacional dos pacientes.