Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
  • Estude na PUC
    • PROCESSOS EM ANDAMENTO
    • Vestibular 2023 – Novas Opções de Cursos
    • Vestibular 1º Semestre de 2023 – 2º Edital de Vagas Remanescentes
    • Processo Seletivo – Vestibular 1º semestre de 2023
    • 1º Edital de Vagas Remanescentes – 1º semestre de 2023
    • Processo Seletivo de Teologia – 1º semestre de 2023
    • Edital nº 009/2022 – Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma – 1º semestre de 2023
    • Edital nº 008/2022 – Crédito Estudantil – 1º Edital de Vagas Remanescentes – 2º semestre de 2022
    • PROCESSOS ENCERRADOS
      • Vestibular 1º semestre de 2022 – Chamada de Lista de Espera – Curso de Medicina
      • Edital nº 006/2022 – Processo Seletivo PARA TI
      • Vestibular de Inverno 2022
      • Lista dos candidatos Classificados e Pré-Selecionados em 1ª Chamada do Vestibular Social – 2º semestre de 2022
      • Novo Vestibular 2º semestre de 2022 – (2º Edital VR) – Artigo 22
      • Edital nº 003/2022 – Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma – 2º semestre de 2022
      • NOVO Vestibular de Inverno 2022 – (2º Edital de Vagas Remanescentes)
      • 1º Edital de Vagas Remanescentes – 2º semestre de 2022
      • Processo Seletivo – Vestibular de Teologia – 2º semestre de 2022
      • Projeto Mulheres na Engenharia – Sulzer – Brasil – Edital nº 002/2022
      • Novo Vestibular – 1º semestre de 2022 (3º Edital VR)
      • Novo Vestibular – 1º Semestre de 2022 (ARTIGO 22)
      • Novo Vestibular – 1º semestre de 2022 (2º Edital VR)
      • 1º Edital de Vagas Remanescentes 2022
      • 1º Edital de Vagas Remanescentes – 1º semestre de 2022
      • Processo Seletivo Teologia 2022
      • Edital nº 013/2021 – Mulheres na Engenharia
      • Edital nº 012/2021 – Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma – 1º semestre de 2022.
      • Novo Vestibular – 2º Semestre de 2021
    • OUTROS
    • Processos anteriores
    • Crédito Estudantil
    • Bolsas e Financiamentos
    • CURSOS
    • Graduação
    • Pós-Graduação
    • Atualização
    • Educação Digital
  • ALUMNI (Ex-Alunos)
  • Colaboradores
    • Intranet
    • Webmail
  • Área Logada
    • Central de Atendimento ao Aluno
    • Área do Aluno
      • Cursos de Graduação
      • Cursos de Pós-Graduação
      • Cursos de Educação Digital
      • Cursos de Atualização
    • Área do Docente
    • Área do Funcionário
    • Usuário Externo
    • Manual do Aluno
    • Calendário Acadêmico
    • Canvas
  • EN
  • ES
Vestibular 2023
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Reitoria e Pró-Reitorias
    • Centros
    • Avaliação Institucional
    • Consulta Pública de Documentos
    • Processo SER
    • Programa de Acessibildade
    • Parcerias e Convênios
    • Sociedade Campineira de Educação e Instrução
    • Secretaria Geral
    • Planejamento Estratégico
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Locação de Espaços
    • Trabalhe Conosco
    • Ouvidoria
    • Cadastro no e-MEC
    • Como Chegar
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós-Graduação
    • Atualização
    • Educação Digital
    • Bolsas e Financiamentos
    • Diplomas
  • Notícias
    • Podcast
    • Assessoria de Imprensa
  • Vida no Campus
    • Campus I
    • Campus II
    • Campus Central
    • Intercâmbio
    • Eventos
    • Atendimento Emergencial
    • Segurança Universitária
    • Núcleo de Fé e Cultura
    • Atenção à Comunidade Interna
    • Centro de Cultura e Arte
    • Voluntariado
    • Práticas de Formação
    • Mostra de Talentos
    • Colação de Grau
  • Futuro e Tendência
    • Meio Ambiente
    • Coworking
    • HIDS
    • Laboratório Digital
    • Núcleo de Inovação Tecnológica
    • Startups
    • Vitalità: Envelhecimento e Longevidade
  • Pesquisa
    • Biblioteca
    • Comitê de Ética
    • Comitê de Integridade Científica
    • Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador – EAIP
    • Iniciação Científica
    • Grupos de Pesquisa
    • Periódicos Capes
    • Periódicos PUC-Campinas
    • Postgraduate Meeting
    • Plataforma Lattes
    • Diretrizes
  • Comunidade
    • Assistência Judiciária
    • Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência – CIAPD
    • Clínica de Fisioterapia
    • Clínica de Fonoaudiologia
    • Clínica de Odontologia
    • Clínica de Terapia Ocupacional
    • Juizado Especial Cível
    • Museu Universitário
    • Pastoral Universitária
    • Serviço Escola de Psicologia
    • Vestibular Social
  • Extensão

Central de
Relacionamento

Sobre

Bem-vindo à página de Relacionamento da PUC-Campinas. Nosso principal objetivo é apresentar os canais de atendimento exclusivos da Universidade.

Aqui você toma conhecimento das suas áreas e de seus respectivos canais de comunicação, obtendo facilidade de acesso e auxílio nos processos acadêmicos com uma equipe experiente e dedicada.

E, lembre-se, nós estaremos sempre aprimorando o atendimento para auxiliá-lo(a) no que precisar. Conte com a gente e saiba que é um prazer atendê-lo(a).

Canais de Atendimento


Se você precisar de mais informações, aqui estão todos os canais de atendimento disponíveis:

Assuntos Acadêmicos
e Estude na PUC

Assuntos Financeiros

Ex-estudantes

Vestibular

Agendamento
de Visita

Praças de Alimentação
& Serviços

Ouvidoria

  • Acadêmico e Estude na PUC
  • Assuntos Financeiros
  • Ex-Estudantes
  • Vestibular
  • Agendamento
  • Praça - Serviços
  • Ouvidoria

Acadêmico e Estude na PUC

Bibliotecas

O Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) é um órgão complementar da Reitoria que presta apoio informacional aos usuários, assegurando o acesso a um acervo especializado de livros, periódicos e materiais especiais, em formato impresso e digital. Oferece, ainda, serviços e produtos que facilitam suas atividades de estudo e pesquisa e a de produção de seus trabalhos acadêmicos.

Telefones:

(19) 3343-7058 (Biblioteca Unidade 1 – Campus I)
(19) 3343-7049 (Biblioteca Unidade 2 – Campus I)
(19) 3343-6860 (Biblioteca do Campus II)

E-mail:

sbi.campus1@puc-campinas.edu.br (Biblioteca Unidade 1 – Campus I)
sbi.campus1unid2@puc-campinas.edu.br (Biblioteca Unidade 2 – Campus I)
sbi.campus2@puc-campinas.edu.br (Biblioteca do Campus II)

Horários de Atendimento

Horário regular: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h45, e sábado, das 8h às 17h
Horário durante a pandemia: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Site

Bolsa de Estudo

O Núcleo de Atenção Solidária (NAS) é um órgão Auxiliar da Reitoria, responsável por assessorá-la no tocante à legislação, ações e procedimentos relativos ao Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).

Subárea

Coordenadoria do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de Bolsas Institucionais Próprias; e Grupo de Assessoria Especializada em Serviço Social.

Telefones:

(19) 3343-7253

E-mail:

nas@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Central de Atendimento ao Aluno

A Central de Atendimento ao Aluno (CAA) é uma estrutura para tornar seu dia a dia mais fácil na PUC-Campinas. Por ela, você pode solicitar, com facilidade e rapidez, os seguintes serviços: atualização cadastral, aproveitamento de estudos, realização de exercícios domiciliares, emissão de documentos acadêmicos e financeiros, entre outros. Do celular ou do computador da sua casa e dos laboratórios de informática da PUC-Campinas, você pode fazer os seus requerimentos e acompanhar todos os seus processos, via Área Logada do Aluno, no Portal da Universidade.

Telefones:

CAA – Campus I:  (19) 3343-7500
CAA – Campus II:  (19) 3343-6918

E-mail:

CAA – Campus I: caa@puc-campinas.edu.br
CAA – Campus II: caacii@puc-campinas.edu.br

Horário de atendimento:

Horário de atendimento para assuntos acadêmicos: de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 21h30, e sábados, das 8h às 14h
(no período de férias acadêmicas, a CAA não funciona aos sábados e durante a semana o horário de atendimento pode sofrer alterações).

Site

Central de Relacionamento

A Central de Relacionamento da PUC-Campinas tem como objetivo criar e manter uma comunicação assertiva e ágil com diferentes membros da comunidade universitária e externa, por meio de conteúdos e formas de linguagens adequados para o desenvolvimento de relacionamento, baseado em confiança, compromisso e comunicação.

Telefones:

(19) 3343-7446

E-mail:

relacionamento@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

WhatsApp

Cursos de Atualização

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários atua em diferentes frentes:
– Projetos de Extensão, que caracterizam-se como propostas de intervenção derivadas das atividades de ensino e/ou de pesquisa da Universidade, das demandas internas e externas das Organizações e comunidades, que contribuam para o cumprimento da missão institucional da PUC-Campinas.
– Cursos de Extensão, que constituem cursos livres, de atualização, nas diversas áreas do conhecimento, inclusive idiomas, abertos ao público em geral ou in company.
– Serviços de Extensão, que propõem-se a suprir demandas da sociedade relacionadas à prestação de serviços, consultorias e assessorias.
– Centro de Cultura e Arte (CAA), um espaço de educação alternativa e permanente, que abrange cinco Grupos Artísticos: Coral, Teatro, Dança, Música de Câmara e Música Popular.
– Vitalità, Centro de Envelhecimento e Longevidade, que objetiva articular parcerias para projetos de inovação, criação de tecnologias e ações de promoção para o envelhecimento ativo que atendam às necessidades do público sênior e estimulem a cultura do convívio e solidariedade intergeracional.

Subárea

Coordenadoria Geral de Projetos de Extensão; Coordenadoria de Cursos de Extensão; Centro de Cultura e Arte; Vitalità

Telefones:

Coordenadoria Geral de Projetos de Extensão: (19) 3343-7185 ou (19) 3343-7217
Coordenadoria de Cursos de Extensão: (19) 3343-7663
Centro de Cultura e Arte: (19) 3343 5810 / 3343 5806
Vitalità: (19)3343-7116 ou (19)3343-7022

E-mail:

Coordenadoria Geral de Projetos de Extensão: cgpe@puc-campinas.edu.br
Coordenadoria de Cursos de Extensão: cce@puc-campinas.edu.br
Centro de Cultura e Arte: cca@puc-campinas.edu.br
Vitalità: vitalita@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

WhatsApp Site

Cursos Digitais – EAD

A Educação Digital, na PUC-Campinas, refere-se a uma modalidade de ensino que inclui suportes de tecnologias digitais para Cursos de Especialização e Atualização. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.puc-campinas.edu.br/puc-educacao-digital

Telefones:

(19) 3343-5739

E-mail:

puc.digital@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

WhatsApp Site

Cursos de Pós-Graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação gerencia 10 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Arquitetura e Urbanismo; Ciências da Religião; Ciências da Saúde; Direito; Educação; Gestão de Redes de Telecomunicações; Linguagens, Mídia e Arte; Psicologia; Sistemas de Infraestrutura Urbana e Sustentabildiade). Completando a Pós-Graduação, há os cursos Lato Sensu, entre eles os mais de 40 cursos de especialização. A PROPESQ também é responsável pela Pesquisa, pelo Comitê de Integridade Científica e pela Iniciação Científica da Universidade.

Subárea

Coordenadoria Geral de Pós-Graduação / Coordenadoria de Especialização / Coordenadoria Geral de Pesquisa

Telefones:

(19) 3343-7012

E-mail:

pos@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

WhatsApp Site

Diplomas e outros documentos

A Secretaria Geral é o órgão responsável pelos documentos acadêmicos, tanto dos alunos quanto dos cursos. Ela auxilia alunos, professores e gestores com os mais diferentes documentos, entre eles Informativo Acadêmico, Histórico Escolar, Certidões, Declarações e, especialmente, os Diplomas ou Certificados.

Subárea

Expediente, Diplomas, Registro de Diplomas, DIA

Telefones:

(19) 3343-7059 / 7824 / 6780 / 7323

E-mail:

secretariageral@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Site

Estágios

O Escritório de Talentos e Carreiras tem como princípio inserir o aluno da PUC-Campinas no mundo do trabalho por meio de programas de estágios e de trainee. Por isso, sempre estamos em contato com as empresas em busca de vagas para atender às necessidades de nossos estudantes, promovendo o seu ingresso no mercado de trabalho, além de ampliar o conhecimento a respeito das possibilidades das áreas de atuação.

Telefones:

(19) 3343-7201 / (19) 3343-7641

E-mail:

esc.talentos@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Estudantes Ingressantes

Encontre informações para você iniciar a sua jornada acadêmica conhecendo melhor a Universidade e tudo que ela pode oferecer para você.

Saiba mais

Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias

A Secretaria do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC) presta atendimento, esclarecimentos e orientação aos alunos a ele vinculados, bem como aos egressos e ao público em geral sobre assuntos, procedimentos e normas da Instituição, auxiliando na solução de eventuais problemas. Acompanha os pedidos dos alunos protocolados na Central de Atendimento ao Aluno e encaminhados às Diretorias das Faculdades, respeitando os prazos estabelecidos de reposta. Também orienta e acompanha os pedidos de matrículas, trancamentos e destrancamentos de matrícula. As demandas relacionadas às de Atividades Complementares, Estágios e Monitorias são recepcionadas, acompanhadas e encaminhadas aos setores responsáveis pela Secretaria de Centro do CEATEC.

Telefones:

(19) 3343-7036 / (19) 3343-7374 / (19) 3343-7452

E-mail:

secretaria.ceatec@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

Das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira (durante a pandemia, das 8h às 20h)

Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

A Secretaria do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) tem como objetivo atuar como suporte acadêmico-administrativo aos docentes, discentes e gestores, realizando atividades de apoio indispensáveis ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

Telefones:

(19) 3343-7299 / (19) 3343-6786

E-mail:

secretaria.cchsa@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; no período de férias acadêmicas e durante a pandemia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Centro de Economia e Administração

A Secretaria do Centro de Economia e Administração (CEA) recepciona as demandas provenientes dos nossos discentes ao processo de matrícula, trancamento e destrancamento, monitoria, orientações e registros de Atividades Complementares e questões pontuais em relação ao estágio geral. Além disso, faz a interação com a representação estudantil do CEA.

Telefones:

(19) 3343-7264

E-mail:

secretaria.cea@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

Das 8h às 22h (durante a pandemia, das 8h às 20h)

Centro de Linguagem e Comunicação

A Secretaria do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) é responsável pelo apoio acadêmico, com atendimento aos docentes/discentes dos Cursos da Área de Comunicação, Artes Visuais, Design, Letras, Turismo, realizando a operacionalização de protocolos acadêmicos, matrícula, trancamento/destrancamento, atividades complementares, monitorias, entre outros

Telefones:

(19) 3343-7362 / (19) 3343-7418 / (19) 3343-7192

E-mail:

dir.clc@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; janeiro e julho (período de férias dos alunos), das 8h às 17h

Centro de Ciências da Vida

A Secretaria do Centro de Ciências da Vida (CCV) é o órgão de apoio acadêmico-administrativo, responsável pelo atendimento aos docentes e discentes dos Cursos da Área da Saúde, bem como pela operacionalização dos procedimentos acadêmicos relacionados à: Matrícula, Trancamento, Destrancamento, Atividades Complementares, Estágios, Monitorias, entre outros.

Telefones:

(19) 3343-6851 (Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem e Medicina Veterinária)
(19) 3343-6865 (Ciências Farmacêuticas e Terapia Ocupacional)
(19) 3343-6885 (Fisioterapia e Fonoaudiologia)
(19) 3343-6816 (Medicina)
(19) 3343-6857 (Nutrição e Odontologia)
(19) 3343-6841 (Psicologia)

E-mail:

secretaria.ccv@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

Cursos Integrais: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Cursos Noturnos: das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira (durante a pandemia, das 8h às 20h)

Vestibular

A Coordenadoria de Ingresso Discente (CID) é o setor reponsável por realizar os Processos Seletivos – Vestibulares e Processos de Remanejamento Interno (alunos que desejam transferência de Curso na Universidade), Transferência Externa (candidatos de outra instituição que desejam continuar seus estudos na PUC-Campinas) e Ingresso de Portadores de Diploma (candidatos que desejam fazer uma segunda graduação). Para isso, atua prestando informações, apoiando e acolhendo os candidatos que desejam participar de tais processos para iniciarem a sua vida acadêmica na PUC-Campinas.

Telefones:

(19) 3343-7075 / (19) 3343-7189

E-mail:

vestibular@puc-campinas.edu.br / tranferências@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Site

Assuntos Financeiros

Departamento de Contas a Receber

O Departamento de Contas a Receber é a área responsável pelo faturamento da Universidade. Cabe ao departamento, entre outras funções, faturar boletos, aplicar as bolsas e descontos concedidos, realizar estornos e devoluções, controlar convênios e financiamentos, assinar contratos e operacionalizar as políticas de cobrança e negociação validadas pela Administração Superior.

Telefones:

(19) 3343-7026

E-mail:

dcr@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 08h às 19h50.

Bolsa de Estudo

O Núcleo de Atenção Solidária (NAS) é um órgão Auxiliar da Reitoria, responsável por assessorá-la no tocante à legislação, ações e procedimentos relativos ao Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).

Subárea

Coordenadoria do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de Bolsas Institucionais Próprias; e Grupo de Assessoria Especializada em Serviço Social.

Telefones:

(19) 3343-7253

E-mail:

nas@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Central de Atendimento ao Aluno

A Central de Atendimento ao Aluno (CAA) é uma estrutura para tornar seu dia a dia mais fácil na PUC-Campinas. Por ela, você pode solicitar, com facilidade e rapidez, os seguintes serviços: atualização cadastral, aproveitamento de estudos, realização de exercícios domiciliares, emissão de documentos acadêmicos e financeiros, entre outros. Do celular ou do computador da sua casa e dos laboratórios de informática da PUC-Campinas, você pode fazer os seus requerimentos e acompanhar todos os seus processos, via Área Logada do Aluno, no Portal da Universidade.

Telefones:

CAA – Campus I:  (19) 3343-7500
CAA – Campus II:  (19) 3343-6918

E-mail:

CAA – Campus I: caa@puc-campinas.edu.br
CAA – Campus II: caacii@puc-campinas.edu.br

Horário de atendimento:

Horário de atendimento para assuntos acadêmicos: de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 21h30, e sábados, das 8h às 14h
(no período de férias acadêmicas, a CAA não funciona aos sábados e durante a semana o horário de atendimento pode sofrer alterações).

Site

Central de Relacionamento

A Central de Relacionamento da PUC-Campinas tem como objetivo criar e manter uma comunicação assertiva e ágil com diferentes membros da comunidade universitária e externa, por meio de conteúdos e formas de linguagens adequados para o desenvolvimento de relacionamento, baseado em confiança, compromisso e comunicação.

Telefones:

(19) 3343-7446

E-mail:

relacionamento@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

WhatsApp

Ex-Estudantes

Núcleo de Relacionamento com Egressos

O Núcleo de Relacionamento com Egressos (NRE) da PUC-Campinas atua na formulação, implementação, avaliação de ações de continuidade da vivência institucional e manutenção do contato permanente com aqueles que se formaram na Universidade, por meio do fortalecimento do relacionamento já estabelecido e do desenvolvimento do sentimento de pertencimento. Para isso, há o incentivo à conexão e à participação em atividades que estimulem e fortaleçam a sua realização profissional e cidadã, agindo de forma ativa na sociedade, em parceria com a Universidade, por meio do seu engajamento junto à comunidade acadêmica.

Subárea

Núcleo de Relacionamento com Egressos (NRE)

Telefones:

(19) 3343-7247

E-mail:

alumni@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Central de Atendimento ao Aluno

A Central de Atendimento ao Aluno (CAA) é uma estrutura para tornar seu dia a dia mais fácil na PUC-Campinas. Por ela, você pode solicitar, com facilidade e rapidez, os seguintes serviços: atualização cadastral, aproveitamento de estudos, realização de exercícios domiciliares, emissão de documentos acadêmicos e financeiros, entre outros. Do celular ou do computador da sua casa e dos laboratórios de informática da PUC-Campinas, você pode fazer os seus requerimentos e acompanhar todos os seus processos, via Área Logada do Aluno, no Portal da Universidade.

Telefones:

CAA – Campus I:  (19) 3343-7500
CAA – Campus II:  (19) 3343-6918

E-mail:

CAA – Campus I: caa@puc-campinas.edu.br
CAA – Campus II: caacii@puc-campinas.edu.br

Horário de atendimento:

Horário de atendimento para assuntos acadêmicos: de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 21h30, e sábados, das 8h às 14h
(no período de férias acadêmicas, a CAA não funciona aos sábados e durante a semana o horário de atendimento pode sofrer alterações).

Site

Central de Relacionamento

A Central de Relacionamento da PUC-Campinas tem como objetivo criar e manter uma comunicação assertiva e ágil com diferentes membros da comunidade universitária e externa, por meio de conteúdos e formas de linguagens adequados para o desenvolvimento de relacionamento, baseado em confiança, compromisso e comunicação.

Telefones:

(19) 3343-7446

E-mail:

relacionamento@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

WhatsApp

Cursos de Atualização

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários atua em diferentes frentes:
– Projetos de Extensão, que caracterizam-se como propostas de intervenção derivadas das atividades de ensino e/ou de pesquisa da Universidade, das demandas internas e externas das Organizações e comunidades, que contribuam para o cumprimento da missão institucional da PUC-Campinas.
– Cursos de Extensão, que constituem cursos livres, de atualização, nas diversas áreas do conhecimento, inclusive idiomas, abertos ao público em geral ou in company.
– Serviços de Extensão, que propõem-se a suprir demandas da sociedade relacionadas à prestação de serviços, consultorias e assessorias.
– Centro de Cultura e Arte (CAA), um espaço de educação alternativa e permanente, que abrange cinco Grupos Artísticos: Coral, Teatro, Dança, Música de Câmara e Música Popular.
– Vitalità, Centro de Envelhecimento e Longevidade, que objetiva articular parcerias para projetos de inovação, criação de tecnologias e ações de promoção para o envelhecimento ativo que atendam às necessidades do público sênior e estimulem a cultura do convívio e solidariedade intergeracional.

Subárea

Coordenadoria Geral de Projetos de Extensão; Coordenadoria de Cursos de Extensão; Centro de Cultura e Arte; Vitalità

Telefones:

Coordenadoria Geral de Projetos de Extensão: (19) 3343-7185 ou (19) 3343-7217
Coordenadoria de Cursos de Extensão: (19) 3343-7663
Centro de Cultura e Arte: (19) 3343 5810 / 3343 5806
Vitalità: (19)3343-7116 ou (19)3343-7022

E-mail:

Coordenadoria Geral de Projetos de Extensão: cgpe@puc-campinas.edu.br
Coordenadoria de Cursos de Extensão: cce@puc-campinas.edu.br
Centro de Cultura e Arte: cca@puc-campinas.edu.br
Vitalità: vitalita@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

WhatsApp Site

Cursos Digitais – EAD

A Educação Digital, na PUC-Campinas, refere-se a uma modalidade de ensino que inclui suportes de tecnologias digitais para Cursos de Especialização e Atualização. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.puc-campinas.edu.br/puc-educacao-digital

Telefones:

(19) 3343-5739

E-mail:

puc.digital@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

WhatsApp Site

Cursos de Pós-Graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação gerencia 10 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Arquitetura e Urbanismo; Ciências da Religião; Ciências da Saúde; Direito; Educação; Gestão de Redes de Telecomunicações; Linguagens, Mídia e Arte; Psicologia; Sistemas de Infraestrutura Urbana e Sustentabildiade). Completando a Pós-Graduação, há os cursos Lato Sensu, entre eles os mais de 40 cursos de especialização. A PROPESQ também é responsável pela Pesquisa, pelo Comitê de Integridade Científica e pela Iniciação Científica da Universidade.

Subárea

Coordenadoria Geral de Pós-Graduação / Coordenadoria de Especialização / Coordenadoria Geral de Pesquisa

Telefones:

(19) 3343-7012

E-mail:

pos@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

WhatsApp Site

Diplomas e outros documentos

A Secretaria Geral é o órgão responsável pelos documentos acadêmicos, tanto dos alunos quanto dos cursos. Ela auxilia alunos, professores e gestores com os mais diferentes documentos, entre eles Informativo Acadêmico, Histórico Escolar, Certidões, Declarações e, especialmente, os Diplomas ou Certificados.

Subárea

Expediente, Diplomas, Registro de Diplomas, DIA

Telefones:

(19) 3343-7059 / 7824 / 6780 / 7323

E-mail:

secretariageral@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Site

Vestibular

Vestibular

A Coordenadoria de Ingresso Discente (CID) é o setor reponsável por realizar os Processos Seletivos – Vestibulares e Processos de Remanejamento Interno (alunos que desejam transferência de Curso na Universidade), Transferência Externa (candidatos de outra instituição que desejam continuar seus estudos na PUC-Campinas) e Ingresso de Portadores de Diploma (candidatos que desejam fazer uma segunda graduação). Para isso, atua prestando informações, apoiando e acolhendo os candidatos que desejam participar de tais processos para iniciarem a sua vida acadêmica na PUC-Campinas.

Telefones:

(19) 3343-7075 / (19) 3343-7189

E-mail:

vestibular@puc-campinas.edu.br / tranferências@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Site

Central de Atendimento ao Aluno

A Central de Atendimento ao Aluno (CAA) é uma estrutura para tornar seu dia a dia mais fácil na PUC-Campinas. Por ela, você pode solicitar, com facilidade e rapidez, os seguintes serviços: atualização cadastral, aproveitamento de estudos, realização de exercícios domiciliares, emissão de documentos acadêmicos e financeiros, entre outros. Do celular ou do computador da sua casa e dos laboratórios de informática da PUC-Campinas, você pode fazer os seus requerimentos e acompanhar todos os seus processos, via Área Logada do Aluno, no Portal da Universidade.

Telefones:

CAA – Campus I:  (19) 3343-7500
CAA – Campus II:  (19) 3343-6918

E-mail:

CAA – Campus I: caa@puc-campinas.edu.br
CAA – Campus II: caacii@puc-campinas.edu.br

Horário de atendimento:

Horário de atendimento para assuntos acadêmicos: de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 21h30, e sábados, das 8h às 14h
(no período de férias acadêmicas, a CAA não funciona aos sábados e durante a semana o horário de atendimento pode sofrer alterações).

Site

Central de Relacionamento

A Central de Relacionamento da PUC-Campinas tem como objetivo criar e manter uma comunicação assertiva e ágil com diferentes membros da comunidade universitária e externa, por meio de conteúdos e formas de linguagens adequados para o desenvolvimento de relacionamento, baseado em confiança, compromisso e comunicação.

Telefones:

(19) 3343-7446

E-mail:

relacionamento@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

WhatsApp

Agendamento

Agendamento de visita


Olá estudantes, pais e familiares,
Vamos conhecer presencialmente os espaços físicos da PUC-Campinas (Campus I e II)? Individualmente ou em grupos, a nossa equipe ficará feliz em poder apresentar a infraestrutura moderna da Universidade especialmente desenvolvida para você, além de tirar suas dúvidas sobre o(s) curso(s) de seu interesse!

Para realizar a visita guiada, basta clicar no ícone abaixo para escolher o campus desejado, e preencher as informações para visita.

Lembrando que temos duas opções de visita:

  • Visita reduzida – tour pelas instalações físicas (agendamento rápido).
  • Visita ampliada – tour com atendimento pedagógico (mínimo de 3 dias úteis para verificar disponibilidade).

Siga com o agendamento de sua visita aqui:

Agendar:

VISITA AO CAMPUS I
VISITA AO CAMPUS II

Enquanto você aguarda para fazer a sua visita presencial, acesse o Tour Virtual 360º e conheça a estrutura que a Universidade oferece:

Campus I
Campus II
Espaço Mescla

Até breve!

Praça - Serviços

Praças de Alimentação & Serviços


Nada como comer aquele lanche ou fazer aquela refeição depois dos estudos, por isso a PUC-Campinas oferece várias Praças de Alimentação em seus campi, com diversas opções de restaurantes e cardápios, para todos os gostos e critérios. Além de oferecer vários produtos e serviços para as comunidades universitária e externa. Que tal conhecer mais este espaço de convívio universitário?

Confira mais informações:

CONTATO TELEFÔNICO – CAMPUS I e CAMPUS II
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 07h30 às 22h30 de Sábados das 07h30 às 17h
Horário de funcionamento Loja PUC: Segunda e terça-feira das 09h ás 21h15 de Quarta a sexta-feira das 09h às 19h
Praça de Alimentação: Nutricionista Maria Cristina Zullo – Adm. da Praça de Alimentação e Serviços – (19) 3343-7664

Campus I


Ultracoffee
(11) 99604-3045
(11) 99650-9222

Galeria de Cópias
(19) 99193-8526

Restaurante Sabor Caseiro
(19) 99410-9256

Lanchonete Papa Paulo VI
(19) 99123-3571

Zuleika’s Doces
(19) 99295-0905

Livraria do Rei
(19) 99687-9828

Subway
(11) 95266-1943

Lanchonete Papa João XXIII
(19) 98993-0644

Cantinho da Pipoca
(19) 99303-1138

Restaurante Kairós
(19) 99778-3558

Lanchonete Personal Gula
(19) 99797-9977

Xerox do Roger
(19) 99212-9018

Loja PUC-Campinas*
(19) 99850-4072

Campus II


Xerox do Beto
(19) 99772-7271

Zuleika’s Doces
(19) 99283-3993

Livraria da Mari
(19) 99136-9454

Restaurante Palatus
(19) 98967-3061

Lanchonete Toka 88
(19) 99871-5160

Ouvidoria

Ouvidoria


A Ouvidoria da PUC-Campinas tem o objetivo de ouvir os membros das comunidades universitária e externa, visando proporcionar os encaminhamentos e acompanhamentos necessários junto aos setores envolvidos nas questões apresentadas, sejam reclamações, denúncias, críticas, elogios ou sugestões. Busca, assim, abrir canais de comunicação, estimulando a participação e o exercício da cidadania. A partir das observações e conclusões permitidas pelas comunicações que recebe, pode recomendar aos setores pertinentes melhorias nas normas e procedimentos, oferecendo alternativas, identificando e analisando fontes de conflito. Zela pela proteção e defesa dos direitos dos membros dessas comunidades, atuando como agente de mudanças e de Integração dos vários segmentos da Universidade, fortalecendo os vínculos, estimulando o diálogo e a busca de soluções.

Telefones:

(19) 3343-7647 – (19) 3343-7648

E-mail:

ouvidoria@puc-campinas.edu.br

Horários de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Página da Ouvidoria

> Clique aqui

Entre em contato também
através do formulário abaixo:

Trabalhe Conosco


Se você está interessado em trabalhar na PUC-Campinas, pode cadastrar o seu currículo pela Internet, por meio do Banco de Currículos da Universidade.

Saiba mais

Redes Sociais


Siga a PUC-Campinas nas Redes Sociais e faça parte de uma comunidade cheia de inovações. Esperamos por você!

Alumni
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Reitoria e Pró-Reitorias
    • Avaliação Institucional
    • Programa de Acessibilidade
    • Parcerias e Convênios
    • Sociedade Campineira de Educação e Instrução
    • Secretaria Geral
    • Proteção de Dados Pessoais
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós-Graduação
    • Atualização
    • Bolsas e Financiamentos
    • Diplomas
  • Notícias
    • Exclusivo PUC-Campinas
    • Acontece na PUC-Campinas
    • Observatório
  • Eventos
  • Vida no Campus
    • Campus I
    • Campus II
    • Campus Central
    • Segurança Universitária
    • Núcleo de Fé e Cultura
    • CACI
    • Centro de Cultura e Arte
    • Voluntariado
    • Práticas de Formação
    • Mostra de Talentos
  • Futuro e Tendência
    • Coworking
    • Laboratório Digital
    • Startups
    • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Pesquisa e Inovação
    • Repositório Institucional
    • Comitê de Ética
    • EAIP
    • Grupos de Pesquisa
    • Periódicos PUC-Campinas
    • Postgraduate Meeting
    • Plataforma Lattes
    • Diretrizes
  • Comunidade
    • Assistência Judiciária
    • CIAPD
    • Clínica de Fisioterapia
    • Clínica de Fonoaudiologia
    • Clínica de Odontologia
    • Clínica de Terapia Ocupacional
    • Juizado Especial Cível
    • Museu Universitário
    • Pastoral Universitária
    • Projetos de Extensão
    • Vestibular Social
  • Contato
    • Ouvidoria
    • Trabalhe Conosco
    • Contatos de atendimentos PUC-Campinas


Como chegar


Campus I

Endereço para correspondência:
Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 | Pq. Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas – SP | CEP: 13087-571

Campus II

Endereço para correspondência:
Av. John Boyd Dunlop, s/n | Jd. Ipaussurama Campinas – SP | CEP: 13060-904

e-MEC

Arquidiocese
Hospital

Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS)

A Sociedade Campineira de Educação e Instrução Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e do Hospital e Maternidade Celso Pierro é uma Entidade Beneficente de Assistência Social, dedicada à educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS – Educação.


© PUC-Campinas. All rights reserved. © 1988-2023
CNPJ 46.020.301/0001-88
Política de Cookies - Para melhorar sua experiência em nosso site, fazemos uso de cookies. Para saber mais sobre a nossa Política de Cookies, clique aqui
🍪Opções de CookieRejeitarAceitar tudo
Gerenciar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Política de Cookies

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Essencial
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, anonimamente.
CookieDuraçãoDescrição
__storejs__1 hourEste é um cookie essencial para a função do site. O cookie armazena o valor listado no armazenamento local do navegador do visitante.
ASPSESSIONIDQWQCSDABsessionEste cookie é gerado por aplicações internas do portal para controle de sessão do usuário.
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsEste cookie é definido pelo plugin LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsO cookie é definido pelo consentimento de cookies da LGPD para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsO cookie é definido pelo consentimento de cookies da LGPD para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsEste cookie é definido pelo plugin LGPD Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsEste cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsEste cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsEste cookie é definido pelo plugin LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho".
cxfSiteTimersessionCookie gerado pelo servidor Apache para armazenar a sessão da navegação.
hero-home4 hoursEste cookie gerencia o Overlay Hero presente na home, com os pilares iniciais de navegação do Portal da PUC-Campinas.
viewed_cookie_policy11 monthsO cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
CookieDuraçãoDescrição
__cf_bm30 minutesEste cookie, definido pela Cloudflare, é usado para dar suporte ao Cloudflare Bot Management.
__trf.src1 yearEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
_hjSession_97306930 minutesO Hotjar define este cookie para armazenar a sessão do usuário.
_hjSessionUser_9730691 yearO Hotjar define este cookie para armazenar um ID de usuário exclusivo.
bcookie1 yearO LinkedIn define esse cookie dos botões de compartilhamento e tags de anúncio do LinkedIn para reconhecer o ID do navegador.
bscookie1 yearO LinkedIn define esse cookie para armazenar ações realizadas no site.
langsessionO LinkedIn define esse cookie para lembrar a configuração de idioma de um usuário.
li_gc6 monthsUsado para armazenar o consentimento de convidados em relação ao uso de cookies para fins não essenciais.
lidc1 dayO LinkedIn define o cookie lidc para facilitar a seleção do data center.
UserMatchHistory1 monthO LinkedIn define esse cookie para sincronização do LinkedIn Ads ID.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.
CookieDuraçãoDescrição
__utma2 yearsEste cookie é definido pelo Google Analytics e é usado para distinguir usuários e sessões. O cookie é criado quando a biblioteca JavaScript é executada e não há cookies __utma existentes. O cookie é atualizado sempre que os dados são enviados ao Google Analytics.
__utmb30 minutesO Google Analytics define esse cookie para determinar novas sessões/visitas. O cookie __utmb é criado quando a biblioteca JavaScript é executada e não há cookies __utma existentes. Ele é atualizado sempre que os dados são enviados ao Google Analytics.
__utmcsessionO cookie é definido pelo Google Analytics e é excluído quando o usuário fecha o navegador. Ele é usado para ativar a interoperabilidade com urchin.js, que é uma versão mais antiga do Google Analytics e é usado em conjunto com o cookie __utmb para determinar novas sessões/visitas.
__utmt10 minutesO Google Analytics define esse cookie para inibir a taxa de solicitação.
__utmz6 monthsO Google Analytics define esse cookie para chegar à origem do tráfego ou a campanha qual o visitante ao site.
Analytics
Os cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsO cookie _ga, instalado pelo Google Analytics, calcula os dados do visitante, da sessão e da campanha e também acompanha o uso do site para o relatório de análise do site. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gat_UA-69454309-11 minuteUma variação do cookie _gat definido pelo Google Analytics e pelo Google Tag Manager para permitir que os proprietários de sites rastreiem o comportamento do visitante e meçam o desempenho do site. O elemento padrão no nome contém o número de identidade exclusivo da conta ou site ao qual está relacionado.
_gcl_au3 monthsFornecido pelo Google Tag Manager para experimentar a eficiência da publicidade de sites usando seus serviços.
_gid1 dayInstalado pelo Google Analytics, o cookie _gid armazena informações sobre como os visitantes usam um site, além de criar um relatório de análise do desempenho do site. Alguns dos dados coletados incluem o número de visitantes, sua fonte e as páginas que eles visitam anonimamente.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesHotjar define esse cookie para detectar a primeira sessão de visualização de página de um usuário. Este é um sinalizador Verdadeiro/Falso definido pelo cookie.
_hjFirstSeen30 minutesHotjar sets this cookie to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether it was the first time Hotjar saw this user.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesHotjar define esse cookie para saber se um usuário está incluído na amostragem de dados definida pelo limite de visualizações de página do site.
_hjIncludedInSessionSample2 minutesHotjar sets this cookie to know whether a user is included in the data sampling defined by the site's daily session limit.
_hjTLDTestsessionPara determinar o caminho de cookie mais genérico que deve ser usado em vez do nome do host da página, o Hotjar define o cookie _hjTLDTest para armazenar diferentes alternativas de subcadeia de URL até que ele falhe.
_rdtrk2 yearsUtilizado pelo RD Station para manter uma lista de todas as páginas que um visitante acessou dentro do domínio antes mesmo da conversão.
_ttp1 yearPara medir e melhorar o desempenho de suas campanhas publicitárias e personalizar a experiência do usuário (incluindo anúncios) no TikTok.
AnalyticsSyncHistory1 monthUsado para armazenar informações sobre o horário em que uma sincronização ocorreu com o cookie lms_analytics.
u1 yearEste cookie é usado pela Bombora para coletar informações que são usadas de forma agregada, para ajudar a entender como os sites estão sendo usados ou quão eficazes são as campanhas de marketing, ou para ajudar a personalizar os sites para os visitantes.
vuid2 yearsO Vimeo instala esse cookie para coletar informações de rastreamento definindo um ID exclusivo para incorporar vídeos ao site.
Marketing
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsEste cookie é configurado pelo Facebook para exibir anúncios quando estiver no Facebook ou em uma plataforma digital alimentada pela publicidade do Facebook, depois de visitar o site.
fr3 monthsO Facebook define esse cookie para mostrar anúncios relevantes aos usuários, rastreando o comportamento do usuário na Web, em sites que possuem pixel do Facebook ou plug-in social do Facebook.
IDE1 year 24 daysOs cookies do Google DoubleClick IDE são usados para armazenar informações sobre como o usuário usa o site para apresentar anúncios relevantes e de acordo com o perfil do usuário.
mt_misc1 monthA MediaMath define esse cookie para fornecer anúncios relevantes aos usuários.
test_cookie15 minutesO test_cookie é definido pelo doubleclick.net e é usado para determinar se o navegador do usuário suporta cookies.
uuid1 year 27 daysA MediaMath define esse cookie para evitar que os mesmos anúncios sejam exibidos repetidamente e para publicidade relevante.
Outros
Outros cookies são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria. Não são importantes para o funcionamento do site.
CookieDuraçãoDescrição
__rd_experiment_versionsessionEsse cookie rastreia o comportamento do usuário nos formulários da RD, ajudando na criação de relatórios analíticos dos mesmos.
_ssc2 daysEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
_tt_enable_cookie1 yearEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
_ttuu.s2 yearsEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
trk1 monthEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
tt_c_c30 minutesEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
tt_c_m30 minutesEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
tt_c_s30 minutesEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
tt_c_vmt30 minutesEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo